13 de mar. de 2013

Resenha: Dezesseis Luas

Dezesseis LuasMargaret Stohl e Kami Garcia
Editora Galera Record
490 páginas
Ano: 2010






SinopseEthan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009. Direitos de tradução vendidos para 24 países. Um filme da série está sendo produzido. "Pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim..."


Resenha: Dezesseis Luas é o primeiro volume da série mais aclamada da atualidade, fornecida pela Editora Galera, Beautiful Creatures, que recentemente ganhou uma adaptação cinematográfica através da industria Warner Bros.

A história é narrada em primeira pessoa através do personagem Ethan Wate, um típico adolescente americano. Ele é um ávido leitor, mas esconde isso por debaixo do panos de seus amigos do basquete, tem insônia e vive sonhando com a mesma garota, que nem ao menos conhece, e mesmo assim já se sente perdidamente apaixonado por ela. Ethan é aquele típico cara questionador e cansado dos pensamentos provincianos e preconceituosos de Gatlin, seu melhor amigo. Ele quer mesmo é mudar tudo! Respirar novos ares e sair da cidade natal. E é Lena, a menina nova da cidade, que por coincidência vem a estudar na mesma sala de Ethan, que da esse novo fôlego ao rapaz. 
Todavia, Lena é sobrinha do velho mais odiado e temido da cidade, que mora na casa mal assombrada, e por isso repudiada pelos amigos de escola. Mas isso não parece atingir Ethan tão facilmente, o encantamento do rapaz é tão grande que logo estão juntos, independente dos olhares tortos do restante da população. Obviamente não demora muito para que ele descubra que Lena é a "garota dos sonhos" com os quais ele costuma ter, ou tinha. Ela é grossa, ríspida e um pouco blasé, mas ao mesmo tempo também é doce, sensível, meiga e sobre tudo poderosa. Por sua vez Ethan é atencioso, amoroso e tudo mais o que uma garota quer e procura em certos homens. Pode-se dizer quer ambos formam um casal bastante interessante.

Mas como nada é perfeito, calha de Lena fazer parte de uma família um tanto peculiar, chamados Conjuradores, e que acaba estando presa em uma maldição. A garota possui um cronômetro regressivo até o dia da lua cheia de seu 16º aniversário, o dia da Invocação, que a levará para a luz ou para as trevas. E fora isso a história também possui um segredo bastante obscuro (o qual eu não irei contar por causa de Spoilers).


Dezesseis Luas é sem dúvida um ótimo livro. Na época em que o livro chegou ao Brasil eu achei que a série Beautiful Creatures seria como todas as outras de sobrenaturalidade, que envolveria um casal completamente diferente, de mundos diferentes e que mesmo assim conseguem acham um equilíbrio entre todas as complicações. Técnica e obviamente também tem um pouco disso. Em nenhum momento a série se mostrou mesquinha em relação as outras obras sobrenaturais. Foi necessário o livro ganhar uma adaptação cinematográfica para que eu obtivesse o livro (trabalhar em uma livraria tem suas vantagens, mesmo eles estando esgotados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua postagem foi realizado com sucesso.